Vida Acadêmica

Desde o início da pandemia da Covid-19, a PUC Minas dedica-se incansavelmente a oferecer a seus alunos e aos professores as melhores condições possíveis para que as atividades acadêmicas não sejam prejudicadas, tampouco interrompidas. Assim, adotamos inicialmente o Regime Letivo Remoto Emergencial, com suspensão das aulas presenciais, e estamos nos preparando para a entrada ao Regime Presencial Contingenciado, como explicaremos mais a seguir. 

Embora sejam formatos distintos, algumas pessoas confundem esses modelos de ensino com o  Ensino a Distância (EAD). Com o intuito de esclarecer essa dúvida e deixar todos bem informados, hoje vamos apresentar a você as diferenças entre eles. Então, venha entender como funciona. 

Conheça o EAD (Ensino a Distância) realizado pela PUC Minas Virtual 

A PUC Minas Virtual é o braço da universidade que, há mais de 20 anos, cuida dos seus cursos a distância. Nesses projetos, o objetivo é oferecer uma educação de qualidade com a maior flexibilidade de acesso para os alunos, de tal forma que possam estudar nos horários que quiserem e no ritmo mais adequado às suas vidas. Portanto, os cursos dão preferência a metodologias assíncronas.

O EAD conta com os seguintes aspectos: 

  • Aulas gravadas e editadas previamente pelos professores. 
  • Aulas e atividades disponíveis na plataforma Canvas. 
  • Avaliações periódicas presenciais; contudo, durante a pandemia, também foram realizadas on-line.
  • Interação com colegas por meio de fóruns no Canvas.
  • Contato com os professores e com o suporte acadêmico por meio de fóruns e de e-mail. 
  • Flexibilidade de horários, pois permite que o aluno acesse as aulas no horário que preferir.

Na Graduação, a PUC Minas Virtual oferece mais de 20  cursos no modelo EAD. Confira aqui

Na Pós-Graduação, outros 40 cursos EAD são disponibilizados.​​​​​​​​

Conheça o Regime Letivo Remoto Emergencial

 

O Regime Letivo Remoto Emergencial é um formato recente na instituição e se deu em função da necessidade de suspensão das atividades presenciais, como medida de combate à Covid-19. Em curtíssimo prazo, todas as turmas dos cursos presenciais passaram a utilizar a plataforma Canvas com vistas a continuar o desenvolvimento do semestre. Mesmo com diversas adaptações e muitos desafios, tivemos ótimo resultado. E, para o segundo semestre, obtivemos ainda mais melhorias.

Esse formato conta com as seguintes características: 

  • As aulas são em tempo real, o que permite interação ao vivo com os professores e com a turma. 
  • Na sala virtual, ficam presentes apenas o professor e os estudantes matriculados na matéria. 
  • As aulas virtuais acontecem nos mesmos dias e horários que as aulas presenciais seriam realizadas. 
  • As aulas e todas as disciplinas continuaram com a mesma carga horária, sem redução de tempo das aulas ou do semestre. 
  • As atividades, os trabalhos e as provas são todas realizadas no Canvas.

Por mais desafiador e instável que seja o cenário que estamos vivenciando, a PUC Minas não parou. Com adaptabilidade, flexibilidade e colaboração, conseguimos romper o primeiro semestre e já estamos preparados para o segundo. Somos mais de 1.800 professores, mais de 40 mil alunos de Graduação, distribuídos em mais de 14 mil disciplinas. 

Continuamos e continuaremos nossas jornadas tendo como princípio inegociável a segurança de todos. 

E o Regime Presencial Contingenciado, como vai funcionar?

 

O Regime Presencial Contingenciado prevê a retomada das aulas práticas e dos projetos acadêmicos desenvolvidos nas centenas de laboratórios da PUC Minas. A proposta é atualizar as aulas em que o uso dos equipamentos é imprescindível. Essa decisão foi tomada após diversos estudos e posteriormente à criação de um protocolo de segurança sanitária, que visa proteger nossa comunidade e todas as pessoas ligadas a ela. 

As aulas terão o calendário reorganizado, com o objetivo de ter turmas reduzidas, evitando-se grandes aglomerações. Além de todas as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), a PUC Minas, por meio das Pró-Reitorias de Infraestrutura e de Graduação e da Diretoria do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS), realizou diversas pesquisas que ampararam a criação do Protocolo Interno da Universidade. Entre as medidas, destacam-se: 

  • Treinamento da equipe de professores que ministrarão as aulas, para que sigam corretamente todas as recomendações.
  • Escalonamento das turmas.
  • Reforço na limpeza dos espaços e na higienização dos equipamentos.
  • Barreira sanitária e aferição da temperatura dos visitantes, dentre outros. 

A proposta do Regime Presencial Contingenciado é retomar aos poucos as atividades presenciais, conforme as condições se façam favoráveis e de acordo com as determinações da OMS e dos demais órgãos oficiais. A PUC Minas informa que esse modelo é uma experimentação e pode ser interrompido, caso sejam oferecidos quaisquer riscos para nossos alunos, professores e demais colaboradores. 

Quando o Regime Presencial Contingenciado será implementado?

 

É importante deixar claro que o Regime Presencial Contingenciado somente terá seu início quando assim for permitido pelas autoridades de saúde. Até o momento, não temos clareza  da data. Em todo caso, por aqui já está tudo pronto a fim de que o retorno possa acontecer, com total segurança, imediatamente após a permissão.

Viu só como os modelos se diferem mesmo sendo realizados a distância? Com isso em vista, você poderá aproveitar ainda mais o conteúdo ministrado pelos professores nos encontros ao vivo, interagir mais com seus colegas e continuar caminhando na direção de seus sonhos, mesmo que a passos mais contidos. 

A PUC Minas reitera que todas as medidas tomadas visam à manutenção da qualidade do ensino, da excelência no aprendizado e da parceria entre a universidade e seus alunos. E, acima de tudo, objetivam a segurança e a proteção de toda a comunidade acadêmica. 

Para entender mais do Regime Remoto Letivo Emergencial e do Regime Presencial Contingenciado, entre em contato com a equipe PUC Minas. 

 

Se você ainda não fez a sua inscrição para estudar na PUC Minas no segundo semestre, não perca tempo. Seguimos em movimento, porque seu sonho não pode parar.

Conheça as formas de ingresso e inscreva-se.

Posts relacionados

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

O debate sobre sustentabilidade não é necessariamente novo. Afinal, desde a ECO 92, já se levantava a necessidade de encontrar formas de aliar desenvolvimento e preservação da natureza. Nesses mais de 30...

Ver mais

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Um novo mercado de trabalho, mais tecnológico e humanizado, precisa de líderes e gestores capazes de compreender as novas realidades e de atuar estrategicamente em todas elas. E, para isso, a formação...

Ver mais

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizagem ao longo da vida, ganha cada vez mais relevância em um mundo em constante evolução, que exige atualização contínua das nossas competências para não ficarmos...

Ver mais

PUC Aberta: por que você precisa viver essa experiência

PUC Aberta: por que você precisa viver essa experiência

O PUC Aberta é um evento de relacionamento da PUC Minas, totalmente gratuito, que ocorre anualmente, tendo como público-alvo os estudantes que desejam ingressar em uma grande universidade avaliada com nota máxima...

Ver mais