Carreira, Vestibular

A tecnologia e o mercado não param e trazem transformações a todo instante. Atenta a isso e com base na excelente relação da universidade com o mercado, a PUC Minas lançou 16 novos cursos tecnólogos, também chamados de cursos superiores de tecnologia ou, simplesmente, graduação tecnológica.

Esse formato de curso superior cresceu bastante nos últimos anos. De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) em 10 anos (de 2008 a 2018) o número de estudantes que optaram pela graduação tecnológica cresceu 103%. E continua avançando. Com uma duração mais curta e um projeto pedagógico mais específico, o tecnólogo é considerado um curso que atende a demandas pontuais do mercado e assim é uma excelente opção para alunos que têm esse perfil profissional.

A PUC Minas trouxe então esses 16 novos cursos tecnólogos, com uma proposta pedagógica diferenciada e completamente capaz de atender às necessidades e expectativas do mercado nas mais diversas áreas. Venha com a gente e confira a lista de cursos.

Entenda a estrutura dos cursos tecnólogos da PUC Minas

Antes de iniciar sua jornada pela lista de novos cursos que apresentaremos em seguida, é interessante entender como os cursos de graduação tecnológica da PUC Minas são estruturados. Os principais pilares são:

  •         Aprendizagem baseada em eixos temáticos;
  •         Desenvolvimento de projetos e soluções para empresas reais (parceiras da universidade);
  •         Desenvolvimento de soft skills.

Conheça os novos cursos tecnólogos EAD da PUC Minas

Agora que você viu que a graduação tecnológica está em alta e tem tudo a ver com quem deseja uma formação superior mais rápida e mais focada em determinado campo, confira os novos cursos tecnólogos que a universidade acaba de lançar.

Gestão de Tecnologia da Informação

O campo da TI cresce a cada dia nas organizações de todos os portes e segmentos, que têm hoje na informação uma base estratégica para a tomada de decisão e para o crescimento. Um mercado forte e muito dinâmico, que oferece diversas oportunidades para os profissionais e que também exige bastante qualificação e uma preparação consistente. O tecnólogo em Tecnologia da Informação da PUC Minas prepara você para atuar com excelência nessa área.

Conheça o curso Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O setor de análise e desenvolvimento de sistemas está em pleno crescimento nas mais diversas atividades econômicas e a tendência é que esse movimento continue tanto aqui no Brasil quanto no mundo. Com uma proposta diferenciada, voltada para a prática estratégica e a busca de soluções inovadoras para as organizações, o curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece aos estudantes as mais avançadas ferramentas e as técnicas mais modernas de linguagem de programação disponíveis e utilizadas no mercado.

Saiba mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Banco de Dados

A cada dia as organizações estão mais conectadas e inseridas na lógica do Big Data. Mas não basta apenas produzir ou consumir dados, é preciso saber utilizá-los de maneira organizada e estratégica. É aí que entra em cena o curso superior de tecnologia em Banco de Dados, que vai preparar o estudante para ser o profissional que o mercado precisa. Ao fim do curso, o aluno estará apto a trabalhar em variadas frentes da Engenharia de Dados.

Saiba como é o curso superior de Banco de Dados na PUC Minas.

Comércio Exterior

A globalização e a tecnologia romperam a distância entre os países, como se tornasse o mundo “menor”, pois proporcionam incríveis possibilidades de comunicação, negociação e transações comerciais. Tudo isso precisa de um profissional com olhar técnico e estratégico, capaz de gerir processos, compreender a lógica do comércio mundial e projetar as organizações nesse contexto de internacionalização bem como gerenciar também os processos de importação e exportação. O aluno do curso tecnólogo em Comércio Exterior da PUC Minas tem uma formação bem diversificada e torna-se apto a estar à frente de negociações, propostas, análises e demais demandas do setor.

Conheça o curso de Comércio Exterior da PUC Minas.

Design de Interiores (Praça da Liberdade)

A área de design tem uma atuação que extrapola a harmonia visual, que pensa a interação entre as pessoas e o espaço, as pessoas e o mobiliário, o design e a cultura, e como o conhecimento estético traz soluções para inúmeras questões sociais e mercadológicas. No curso tecnólogo da PUC Minas Praça da Liberdade o estudante tem uma formação criativa e inovadora, voltada para o que há de mais moderno e para as tendências do setor que se consolidam a cada dia, como o ecodesign, atendendo assim a uma crescente demanda do mercado. O curso tem formato híbrido, combina aulas virtuais e atividades presenciais.

Saiba mais sobre o Curso de Design de Interiores na PUC Praça da Liberdade .

Design de Interiores (Poços de Caldas)

Com um campo versátil e amplamente criativo, o curso tecnólogo em Design de Interiores, ofertado na unidade Poços de Caldas oferece aos alunos toda a base conceitual e prática para gerar soluções e gerenciar estratégias no uso dos espaços internos, pensando a funcionalidade, a sustentabilidade e a qualidade da interação entre as pessoas e o espaço. O estudante encontra um mercado muito diversificado e pode atuar em vários setores e atividades, como: eventos, ambientação, gestão de obras, acabamentos, instalações, projetos e outros. Assim como o curso ofertado pela unidade Praça da Liberdade, na PUC Poços de Caldas o curso é híbrido, mesclando aulas à distância e presenciais.

Veja então como é o curso de Design de Interiores na PUC Poços de Caldas.

Gestão Comercial

O constante dinamismo do mercado e recentemente os desafios surgidos com a pandemia fazem com que a gestão comercial seja pensada de maneira ainda mais estratégica e para isso são necessários profissionais com excelente formação. O curso tecnólogo em Gestão Comercial prepara o aluno para enfrentar e conduzir esse mercado, atuando como agente de avanço e desenvolvimento de práticas e estratégias comerciais. O tecnólogo em gestão comercial é um profissional fundamental para o campo do comércio, atividade responsável por grande fatia da geração de emprego e renda em todo o mundo.

Saiba mais sobre o curso de Gestão Comercial na PUC Minas

Gestão Financeira

O imprescindível controle financeiro é uma das principais preocupações de toda e qualquer empresa ou instituição e carece de profissionais preparados para traçar os melhores caminhos, nos mais variados contextos. O curso tecnólogo em Gestão Financeira da PUC Minas baseia seu projeto pedagógico em situações práticas e reais, que fazem parte do dia a dia das organizações e assim oferece aos estudantes as melhores bases de conhecimento e ferramentas para uma formação diferenciada.

Confira mais detalhes do curso de Gestão Financeira ofertado pela PUC Minas.

Gestão em Marketing

As transformações sociais e tecnológicas trouxeram novos comportamentos de consumo de informações, produtos e serviços e também uma nova maneira de as pessoas se relacionarem com as empresas. A área de marketing cria essa conexão entre pessoas, tendências e empresas por meio de suas estratégias e ações. O tecnólogo em Gestão de Marketing da PUC Minas prepara profissionais com perfil crítico, disruptivo e inovador, capazes de fortalecer  a imagem das empresas e de posicioná-las de forma estratégica no mercado.

E agora veja mais informações sobre o curso de Gestão em Marketing da PUC Minas.

Jogos Digitais

O campo dos jogos digitais é um dos que mais cresce nas áreas de tecnologia e entretenimento e vem avançando em diversas outras, como no Marketing e na Educação. O profissional formado pela graduação tecnológica em Jogos Digitais na PUC Minas chega ao mercado com uma visão ampla e diferenciada, que o torna apto a gerar e propor soluções inovadoras por meio das ferramentas e estratégias de jogos e gamificação.

Entenda mais sobre o curso de graduação tecnológica em Jogos Digitais da PUC Minas.

Gestão em Logística

A indústria 4.0 e as tantas mudanças no formato de consumo tornaram necessária uma transformação também no campo da logística. Tal fato fez com que a área se tornasse mais estratégica e passasse a demandar profissionais cada vez mais qualificados, com visão sistêmica sobre a cadeia produtiva, a gestão de estoque, a cadeia de suprimentos e projetos que envolvem o setor. O curso tecnólogo de Gestão em Logística prepara o estudante para estar à frente dessas tendências, propondo soluções e necessárias mudanças para esse segmento que cresce a olhos vistos.

Conheça o curso de Gestão em Logística ofertado pela PUC Minas.

Produção Multimídia

A área de Produção Multimídia é bastante dinâmica e repleta de novidades a todo instante. O profissional precisa ter um perfil estratégico e ser capaz de integrar as tantas possibilidades tecnológicas, comunicacionais e interativas. Por meio de projetos que oportunizam aos alunos conhecer a prática diária da profissão, o tecnólogo em Produção Multimídia ofertado pela PUC Minas forma profissionais versáteis, dinâmicos e aptos a empregar recursos e ferramentas de forma inovadora e criativa.

Confira mais detalhes sobre o curso de Produção Multimídia da PUC Minas.

Gestão de Recursos Humanos

Assim como as relações de consumo vem se transformando, as relações de trabalho também passaram a adquirir novos contornos nos últimos anos. A área de RH tornou-se ainda mais relevante nas dinâmicas entre colaboradores e empresas, em que competências relacionais são mais importantes e requisitadas do que competências técnicas. A PUC Minas desenvolveu o tecnólogo de Gestão em Recursos Humanos com foco em suprir a demanda do mercado por esse profissional que possui uma atuação humanizada e estratégica na área.

Veja mais informações do curso de Gestão em Recursos Humanos da PUC Minas.

Redes de Computadores

Você consegue imaginar o mundo hoje sem internet? O mercado também não. A internet faz parte de praticamente todos os negócios e o que se vê é que seu crescimento não vai parar. Diante disso, as soluções e a própria rede se tornam mais complexas e são necessários profissionais habilitados para operar essa evolução. A graduação tecnológica em Redes de Computadores da PUC Minas entrega ao setor esse profissional, com formação inovadora, humanística, excelência técnica e com foco em Infraestrutura Local e em Nuvem.

Saiba mais sobre o curso de Rede de Computadores da PUC Minas.

Segurança da Informação

A intensa produção de dados, o consumo de informações e o uso da internet no dia a dia atingiram patamares impensáveis há poucas décadas. Paralelamente, surgem também as modalidades de crimes cibernéticos, forçando a área da informação a desenvolver sistemicamente soluções de proteção e segurança das operações, transações e diversas formas de comunicação no meio digital. O mercado de segurança tem uma forte relevância dentro da TI e possui grande demanda por profissionais qualificados. O tecnólogo da PUC Minas é uma ótima oportunidade para uma formação rápida e focada na área de Operação, Gestão e Compliance.

 Saiba mais sobre o curso de Segurança da Informação, na PUC Minas.

Sistemas para Internet

Como dissemos, a internet está presente em praticamente todos os negócios. E também na vida prática das pessoas, na forma de se comunicar e de consumir informações. Isso resulta na necessidade de crescimento e estruturação da grande rede, o que requer profissionais focados e qualificados. O curso Tecnologia em Sistemas para Internet da PUC Minas forma profissionais prontos a atuarem na expansão do acesso das pessoas e das possibilidades da internet, tanto pelo viés social quanto pelo organizacional e mercadológico. Com um projeto inovador e recursos avançados, o curso entrega aos alunos uma graduação diferenciada, focada em Web e Mobile Full Stack .

Saiba mais sobre do curso de Sistemas para Internet, da PUC Minas.

 

A PUC Minas é uma universidade diversa, com múltiplas opções para a formação da carreira de nossos alunos, levando em conta a enorme pluralidade de perfis e perspectivas dos estudantes, que desde o início recebem total apoio para o start de suas profissões.

Ao lançar 16 novos cursos tecnólogos, a PUC Minas atende a mais uma demanda do mercado e dos campos de conhecimento relacionado e abre mais um leque de opções para você, que quer ser um filho da PUC e fazer parte disso tudo.

Posts relacionados

Tipos de profissão: entenda a diferença entre elas

Tipos de profissão: entenda a diferença entre elas

A escolha profissional é uma jornada crucial para estudantes, e entender as diferentes categorias e tipos de profissão é o primeiro passo para seu crescimento pessoal e um futuro profissional sólido e...

Ver mais

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

O debate sobre sustentabilidade não é necessariamente novo. Afinal, desde a ECO 92, já se levantava a necessidade de encontrar formas de aliar desenvolvimento e preservação da natureza. Nesses mais de 30...

Ver mais

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Um novo mercado de trabalho, mais tecnológico e humanizado, precisa de líderes e gestores capazes de compreender as novas realidades e de atuar estrategicamente em todas elas. E, para isso, a formação...

Ver mais

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizagem ao longo da vida, ganha cada vez mais relevância em um mundo em constante evolução, que exige atualização contínua das nossas competências para não ficarmos...

Ver mais